segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dietas tentadoras e perigosas

Dietas tentadoras e perigosas.



Com certeza você já ouviu falar ou conhece alguém que já fez alguns tipos de dietas que prometem uma redução de peso muito grande num curto espaço de tempo.  Isso é o que todos aqueles que tem problemas com a balança gostariam.
Dietas tão tentadoras, quanto perigosas. A cada dia surge um tipo diferente ou também existem aquelas pessoas que por conta própria fazem suas restrições. Você que já fez ou conhece alguém que tenha feito dietas assim, teve bons resultados, ou melhor, resultados saudáveis?
Geralmente o resultado desejado acontece, o ponteiro realmente muda de lugar na balança, mas é algo temporário e nada saudável. Dietas desse tipo geralmente restringem algum tipo de nutriente importante ou fazem com que você apenas perca líquido, sem contar com o efeito sanfona (emagrece-engorda), deixando a pele flácida e podendo acarretar problemas com estrias e celulites. Então analise você mesmo, vale a pena seguir essas dietas?
O carboidrato, por exemplo, que é o nutriente mais excluído quando se pensa em dieta, ele fornece energia para que realizemos todas as atividades do dia a dia, é a única fonte de energia para o cérebro, além de ser o responsável por nos saciar, evitando com que se coma mais.
Já a proteína em excesso, que é geralmente o nutriente que se consome mais quando se exclui o carboidrato, também pode ser prejudicial quando consumida em muita quantidade, pois sobrecarrega os rins.
Cortar totalmente a gordura também não é uma boa saída, pois com isso você acaba aumentando o consumo de carboidratos, que em excesso também se deposita em nosso organismo na forma de gordura.
Apenas ingerir líquidos para caber naquele vestido pode ser um desastre, pois você pode passar muito mal, será uma restrição excessiva podendo causar tontura, náuseas e outros sintomas desagradáveis.
Como podem perceber o melhor a fazer é emagrecer de forma saudável. A boa e velha reeducação alimentar! Para isso é preciso se alimentar com variedade e qualidade, na quantidade certa, sem exageros. Uma dieta equilibrada é aquela que contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Para se ter uma idéia a recomendação indicada para uma alimentação equilibrada, para cada nutriente é a seguinte: 50-60% carboidratos, 10-15% proteínas e 20-25% de gorduras.
Quando for necessário seguir algum desses tipos de dietas procure um nutricionista, assim ele irá indicar o tipo mais saudável para você.   
Bjus, Malu.

Arquivo do blog