Limpeza de PeleTodos sabemos que a limpeza de pele é importante para ter um aspecto saudável e jovem. Existem muitas opiniões diferentes sobre como fazer a limpeza de pele, estas opiniões variam de pessoa para pessoa e isso é porque existem diferentes tipos de pele, desde a pele normal, oleosa, seca e sensível. Há pessoas que acreditam que ir a um salão de beleza de vez em quando é ter uma rotina de limpeza de pele adequada. Outras acreditam que um bom tratamento de limpeza de pele é aplicar um creme ou loção na pele uma ou duas vezes por semana.
Existem também pessoas que acham que uma limpeza de pele adequada é um evento que acontece uma vez por mês ou uma vez por ano. Há ainda outras pessoas que estão sempre ocupadas com a limpeza de pele. Apesar disso a limpeza de pele não é uma coisa complicada e também não é uma coisa cara, especialmente quando consideramos os seus benefícios. Para ter uma limpeza de pele adequada basta seguir uma rotina ou um procedimento que vai repetir diariamente para satisfazer as necessidades da sua pele.
Antes de começar com a sua rotina de limpeza de pele, deve antes determinar qual o seu tipo de pele (oleosa, seca, sensível ou normal) e escolher os produtos de limpeza de pele adequados para si. Muitas vezes é necessário testar alguns produtos de limpeza de pele até encontrar um que goste e lhe dê bons resultados. Agora vamos falar de uma rotina de limpeza de pele que funciona para a maioria das pessoas.
O primeiro passo da limpeza de pele é a limpeza. Um produto de limpeza de pele tem três componentes principais: óleo, água e produtos de decomposição de gordura. O óleo e os produtos de decomposição de gordura sebácea extraem as impurezas e o sebo da pele e quando passa a cara por água tudo é removido, deixando a pele limpa. É possível que precise de experimentar alguns produtos de limpeza de pele antes de encontrar aquele que é compatível consigo. Apesar disso deve utilizar sempre produtos de limpeza sem sabão. Utilize água morna para limpar a pele (a água quente ou fria podem causar danos à pele). Tenha atenção para não limpar a pele em demasia pois pode danificar a pele.
O segundo passo da limpeza de pele é a esfoliação. A pele tem um processo natural onde remove e expele células mortas, substituindo estas células por novas. A esfoliação é uma forma de facilitar este processo de regeneração da pele. As células mortas não respondem a tratamentos de limpeza de pele mas consomem os produtos de beleza e limpeza, prevenindo que as células vivas absorvam os produtos. Remover as células mortas é importante para aumentar o resultado dos produtos de beleza. Geralmente a exfoliação é feita depois da limpeza de pele. Como com qualquer processo ou tratamento de pele é importante perceber a quantidade de esfoliação que necessita. Deve esfoliar 4 a 5 vezes por semana se tiver uma pele oleosa ou normal e 1 a 2 vezes por semana para pele sensível ou seca. Se estiver num ambiente úmido e quente de esfoliar mais vezes.
O próximo passo numa rotina de limpeza de pele é utilizar um hidratante. Os hidratantes são o mais importante no tratamento e na limpeza da pele. Mesmo as pessoas com pele oleosa precisam de hidratantes. Os hidratantes ajudam a manter a umidade da pele nas células, mas também atraem a umidade do ar quando necessário. Deve ter cuidado para não exagerar na aplicação de hidratantes por pode entupir os poros. A quantidade de hidratante que precisa fica aparente depois de utilizar o hidratante durante uma semana. Deve aplicar os cremes hidratantes quando a pele ainda está úmida.
A última coisa na rotina de tratamento e limpeza de pele é o protetor solar. Muitos cremes hidratantes tem proteção UV, ou seja, proteção contra raios ultra violetas. Estes hidratantes são recomendado para uso diário, independentemente de estar sol ou não.
Quando está a começar ou a alterar a sua rotina de tratamento e limpeza de pele deve ir experimentando com diferentes produtos de pele e ir experimentando com a quantidade que aplica. Assim consegue descobrir aquilo que lhe dá os melhores resultados. Espero que este artigo lhe tenha dado boas informações sobre como fazer uma limpeza de pele. Se tiver algum problema de pele deve falar com um dermatologista antes de começar a fazer um tratamento de pele!
E aí gostaram das dicas?
Beijus, Malu.