sábado, 6 de setembro de 2014

Os Melhores Exercícios para Emagrecer

Emagrecer é a meta de muitas pessoas atualmente, principalmente para os que estão tendo a sua saúde comprometida devido ao alto índice de gordura no organismo, o que os obrigam a ter que praticar exercícios para emagrecer. Mas é preciso que você respeite o seu corpo, saiba quais são os seus limites, lembre-se de que para ganhar peso não foi tão fácil e rápido, e para perdê-los não seria diferente.
Como já citado aqui no nosso site em artigos anteriores, o exercício mais indicado para a queima de calorias e perda de peso é o exercício aeróbico, aquele que exige maior agilidade, movimentos rápidos, agitação, enfim, nestes exercícios a pessoa se encontra em uma constante movimentação de grupos musculares, como braços, pernas, quadris, panturrilha, costas,  entre outros ao mesmo tempo. A Atividade aeróbia (esteira, corrida, natação, bicicleta, etc.), que tem como objetivo principal queimar gordura, juntamente com o exercício localizado (musculação, body pump e outras), que trabalha cada grupo muscular  separadamente, conseguiremos obter um aumento de massa muscular, deixando o corpo modelado. Por isso esse trabalho deve ser feito em conjunto.
Por isso listamos algumas atividades com base nos seus gastos calóricos e benefícios:

Exercícios para Emagrecer: Corrida

corrida-pra-emagrecerAo ar livre o treino fica mais intenso (e o gasto calórico aumenta) pelas variações de terreno e instabilidade no percurso, além do impacto. Na academia, a esteira e as pistas de corrida oferecem bom amortecimento e a possibilidade de controle da inclinação. É um dos melhores exercícios para emagrecer com saúde.
Gasto calórico aproximado: 600 cal/hora (correndo a 9 km por hora).
Benefícios: melhora o sistema cardiorrespiratório e o condicionamento físico.
Trabalha especialmente: coxas, panturrilha, glúteos e ombros.
Frequência: 30 a 60 min, pelo menos três vezes por semana, dependendo do condicionamento físico.

Natação

natacaoUma das melhores atividades aeróbias, pois trabalha praticamente todos os grupos musculares. No começo você aprende a nadar e depois treina os diversos estilos.
Gasto calórico aproximado: de 460 (crawl lento) a 620 (borboleta) cal/hora.
Benefícios: melhora o sistema cardiorrespiratório, tonifica a musculatura, aumenta a resistência, desenvolve a coordenação motora.
Trabalha especialmente: todos os principais grupos musculares, como pernas, coxas, abdome, glúteos, braços, peitorais e tórax.
Frequência: 60 min, pelo menos três vezes por semana.

Spinning

spinning-velocidade-maximaAula feita em bicicletas especiais cuja característica principal é simular trechos de trilha de bike. É uma atividade em que a carga e a intensidade variam, conforme o ritmo da música e, é claro, o condicionamento físico do aluno. É um exercício aeróbico excelente para perder peso.
Gasto calórico aproximado: de 270 (carga de 50 watts) a 810 (carga de 200 watts) cal/hora
Benefícios: melhora o sistema cardiorrespiratório, aumenta a resistência e a força de membros inferiores.
Trabalha especialmente: coxas, glúteos, panturrilhas e abdome.
Frequência: 45 minutos, pelo menos três vezes por semana.

Transport

TransportUm aparelho no qual você fica em pé fazendo movimentos como se estivesse patinando. Pode-se dizer que é uma mistura de esteira e bicicleta ergométrica, mas oferece menos impacto do que a esteira.
Gasto calórico aproximado: de 500 a 600 cal/hora
Benefícios: melhora o sistema cardiorrespiratório, aumenta a força e a resistência.
Trabalha especialmente: coxas e glúteos.
Frequência: de 45 a 60 min, pelo menos três vezes por semana.

Circuito

circuit02Uma aula feita em grupo, dividida em atividades diferentes, distribuídas por subgrupos de alunos. Cada um deles faz determinado exercício (como abdominais, pular corda, correr) em momentos diferentes.
Gasto calórico aproximado: 665 cal/hora.
Benefícios: melhora o sistema cardiorrespiratório e o condicionamento físico, aumenta a resistência e a força.
Trabalha especialmente: quase todos os grupos musculares do corpo.
Frequência: de 45 a 60 min, pelo menos três vezes por semana.

Step

mulheres-aula-stepsUm dos melhores exercícios aeróbios para quem quer emagrecer e malhar as pernas e coxas intensamente. Na aula você faz movimentos para cima e para baixo, subindo e descendo do step várias vezes, e precisa de coordenação motora.
Gasto calórico aproximado: 270 cal/hora (em um step de 20 centímetros de altura, a 18 subidas por minuto).
Benefícios: melhora o sistema cardiorrespiratório, a habilidade e a coordenação motora, aumenta o equilíbrio, a força e a resistência.
Trabalha especialmente: coxas, pernas, quadris.
Frequência: de 45 a 60 min, pelo menos três vezes por semana.

Caminhada

caminhar-para-emagrecerEstudos comprovam que andar só faz bem e é uma dos melhores exercícios para emagrecer. Sem falar que você pode caminhar em qualquer lugar e usar essa atividade para melhorar seu condicionamento físico e evoluir para atividades mais intensas como correr.
Gasto calórico aproximado: 210 cal/hora (andando a 5 km por hora).
Benefícios: melhora o sistema cardiorrespiratório, aumenta a resistência física, tonifica a musculatura e fortalece os ossos das pernas.
Trabalha especialmente: coxas, pernas, quadris.
Frequência: pelo menos meia hora, três vezes por semana.

Musculação

musculacao07É a melhor atividade para modelar o corpo, porque o trabalho é feito em grupos musculares separadamente. E isso permite intensificar mais a malhação onde você tem mais necessidade e menos onde seu corpo já possui a forma desejada. Os resultados estéticos aparecem a partir do segundo mês de treino. Deve ser feita com orientação de um profissional da área e combinada com o trabalho aeróbio, como esteira por exemplo.
Gasto calórico aproximado: 420 cal/hora.
Benefícios: fortalece e aumenta o tônus muscular, aumenta a resistência e a força, melhora o sistema cardiorrespiratório e a postura, evita a perda de massa muscular decorrente da idade.
Trabalha especialmente: todos os grupos musculares.
Frequência: cerca de 60 min a 1h30, pelo menos três vezes por semana.
Agora escolha as modalidades que gosta de fazer, assim terá mais motivação. Bom treino.