quarta-feira, 10 de julho de 2013

Rosto, corpo e cabelo: saiba o que não pode faltar para cuidar bem deles no inverno

Rosto, corpo e cabelo: saiba o que não pode faltar para cuidar bem deles no inverno

 images
Com a chegada da estação mais fria do ano, devemos tomar ainda mais cuidado com a saúde, e é claro que a pele merece cuidados especiais também para o inverno. É possível passar pelas baixas temperaturas sem sofrer com ressecamentos, descamações ou tendo que abrir mão de um banho quentinho. Devemos aproveitar a estação para tratar e proteger a pele, cabelos, mãos e pés.
No inverno, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, tornando indispensável o uso de hidratantes específicos para proteger a pele. A dermatologista Dra. Helua Mussa Gazi (CRM/SP 104862) explica que nessa época do ano a pele necessita de hidratantes, sabonetes mais suaves e cremes com maior poder de lubrificação e proteção. Além dos lábios que também necessitam de um hidratante, para evitar que rachem.
“O maior problema do inverno é a xerose cutânea, vulgarmente conhecida como ressecamento da pele. Isso ocorre porque o clima fica mais seco e diminui a umidade do ar. Além disso, temos o hábito de utilizar banhos mais quentes e demorados, que também tiram a camada hidrolipídica que temos na superfície da pele. Quem já sofre de dermatite atópica, neste período do ano percebe que os sintomas de ressecamento e coceira no corpo aumentam”, diz a médica.
E qual o produto não pode faltar no tratamento da pele no inverno? Antes de tudo, é bom saber que beber bastante água e comer frutas e verduras sempre ajuda. Alimentos ricos em ômega-3, como os peixes, têm o poder de suavizar o ressecamento da pele, e vitaminas como A e E, encontradas em algumas hortaliças e frutas, são ótimas soluções para pele seca já escamada. Mas, claro, alguns produtos podem dar uma forcinha e já são fundamentais.
“O que não pode faltar é um bom hidratante corporal, que hoje em dia tem uma composição muito fisiológica, ou seja, tem água e gordura, imitando o manto hidrolipídico que recobre a pele. Os mais indicados são os que incluem na sua composição manteiga de karité, ureia, leite de aveia, óleo de semente de uva, entre outros compostos que permitem uma ação umectante e emoliente para a pele. Outro ponto interessante é não se esquecer dos lábios, que ressecam muito no inverno, chegando até mesmo a rachar. Por isso é importante o uso de protetor labial rico em dexpantenol, que é vitamina b15 e auxilia muito na prevenção e tratamento das fissuras labiais”, recomenda Helua.
Conheça as características de alguns produtos:
Filtro Solar: Nada de deixar de lado o filtro solar no inverno! A fotoproteção deve ser diária e em todas as épocas do ano. O sol é um dos mais importantes fatores de desgaste e envelhecimento precoce da pele e, mesmo nos dias nublados e com chuva, o protetor solar é essencial. “Apesar do frio e das nuvens, os raios UVA e UVB estão presentes durante o dia”, alerta.
Sabonete Glicerinado ou Sabonete Líquido: O banho deve ser rápido, para evitar o ressecamento da pele, e a temperatura da água não deve ser muito quente. Buchas e materiais que provocam atrito com a pele devem ser descartados neste período do ano. Esse atrito remove a chamada ‘emulsão epicutânea’ – um hidratante natural produzido pelo próprio corpo. O uso de sabonete glicerinado ou líquido é altamente recomendado.
Hidratantes e Óleos Corporais: Cremes para usar no inverno não precisam ser necessariamente diferentes dos de verão. Porém, a hidratação deve ser mais intensiva. Quem apresenta pele seca pode aplicar produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera e ureia. Para os homens, que muitas vezes não gostam de passar cremes, há a alternativa de usar óleo de banho no corpo, antes de entrar no chuveiro e, então, tomar banho normalmente. Um pouco desse óleo já ajuda a evitar o ressecamento.
“Com a idade, as glândulas diminuem a secreção natural, tornando a pele mais ressecada. Podem ocorrer coceiras, vermelhidão e descamações, por isso, é indicado utilizar hidratante ou óleos várias vezes ao dia. E não se esqueça de que hidratar por dentro também é fundamental. Beber bastante água é uma regra a ser praticada diariamente, faça frio ou calor”, indica a dermatologista.
Antes de escolher um bom produto, a dica é olhar a sua composição e os princípios ativos. Cremes com as substâncias Aquaporine (promove maior circulação de água entre as células, reforça a reserva natural de água na epiderme, restaura a hidratação, maciez e elasticidade) e Laminactinet (nanodispersão de óleo de perilla em lisofosfolipídeos, melhoram a absorção e penetração dos ativos, além de ter ação calmante) são ótimas opções também para esta época do ano.
Xampu e Condicionador Manipulado: No inverno, os cabelos também precisam de cuidados especiais. Os banhos mais quentes acabam retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natural e lubrificação dos fios, que podem ficar com um aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas. Em alguns casos, o organismo entende que é preciso repor essa ausência de oleosidade e, por isso, os cabelos podem ficar com um aspecto engordurado. “Utilizar xampu e condicionador de boa qualidade e adequados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação são as melhores opções para manter os fios saudáveis no inverno”, diz Helua.
No entanto, segundo a médica, os xampus e condicionadores utilizados no verão muitas vezes não conferem a proteção adequada para o inverno. Neste caso, o mais recomendado é recorrer às farmácias de manipulação, que podem desenvolver o produto adequado ao tipo de cabelo do paciente e aos problemas que ele apresenta.
Para tratar adequadamente os cabelos no inverno os produtos devem ter ativos como:
- Proteína hidrolisada da aveia, que possui efeito umectante e emoliente;
- Lipocolágeno, que promove condicionamento aos fios e protege a cutícula dos cabelos;
- Aminoácidos e Peptídeos de Amêndoas, que promovem a organização molecular da fibra dos cabelos e formam um filme que protege e dá resistência aos fios dos cabelos;
- Glicoceramidas, que evitam o ressecamento e a porosidade dos fios capilares.

Boas dicas, não acham? Se cuidem!
Beijos, Malu.

2 comentários:

  1. Ah, esse post veio em boa hora, moro no Rio Grande do Sul e aqui o inverno é muito rigoroso,meu cabelo e minha pele sempre acabam sofrendo com isso haha!
    Adorei as dicas! Beijos

    http://www.luafashion.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, td bom? Obrigada pela visita.
      Beijos, Malu.

      Excluir

Marcadores