terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Qual a melhor escova progressiva para você?

Decida entre escova progressiva, definitiva, marroquina, inteligente, fotônica, de chocolate ou morango

Alisamentos de efeito chapado ou natural fazem sucesso entre as mulheres. Mas você sabe a diferença entre tantos tipos de escovas?



Mesmo que o mercado da moda valorize os cachos, as ondas e lance tendências como a de usar o cabelo amassadinho ou desgrenhado, muitas mulheres seguem preferindo o liso. São muitos os motivos: por ser mais prático, aparentar maior zelo com o visual, mais brilho, deixá-las mais seguras, e por isso mais belas.
Porém, na busca pelo liso perfeito, algumas mulheres já se aventuraram formulando cremes caseiros ou indo a salões não confiáveis e tiveram consequências drásticas. Fique atenta: a Vigilância Sanitária proíbe concentração acima de 0,2% de formol no composto de produtos para alisamento. A Anvisa não permite o uso desta substância em maiores doses por ser altamente agressiva às mucosas, olhos e aparelho respiratório. Além disso, o uso pode causar irritações na pele e no couro cabeludo. Para verificar se você não possui nenhuma alergia, o cabelereiro deve fazer o teste com a fórmula em uma mecha fina na parte de trás do cabelo.
Outro cuidado está em se informar do que é feito o produto que será usado em seus cabelos, principalmente se eles já receberam outras químicas. A mistura de substâncias como amônia, tioglicolato, guarnidina e hidróxido de sódio pode provocar a quebra dos fios.
Tomando estes cuidados não há problema nenhum em realizar o tratamento. Resta escolher entre tantas variedades que os salões de beleza oferecem. Japonesa, marroquina, inteligente, de chocolate, de morango, progressiva, definitiva...

Conheça as características de cada um destes métodos:
Progressiva
A técnica foi batizada com este nome, pois o efeito tende a melhorar a cada aplicação.
Para cabelos muito cacheados ou afros ajuda a reduzir o volume e domar os cachos mas não chega a alisar os fios.
Durabilidade
De 30 a 40 lavagens ou cerca de 3 meses, quando a raiz cresce.
Tempo do processo
Em torno de 3 horas.

Cuidados para antes de realizar o procedimento
- quem tinge os cabelos deve colori-los sempre antes de realizar o alisamento. Pode aplicar a escova progressiva somente 15 dias depois de ter pintado os fios.
- procure ir ao cabelereiro antes de marcar o procedimento para que o profissional analise os fios e decida se esta é a melhor técnica. Se os cabelos estiverem muito danificados, é necessário que passem por um processo de reestruturação dos fios com hidratação profunda.
Cuidados depois de realizar o procedimento - a primeira lavagem deve ser no mínimo após 48 horas da aplicação do produto.

- nos dois ou três primeiros dias também não é aconselhável prender ou enrolar o cabelo, nem pegar chuva, pois ele pode ficar marcado.
- lave os cabelos em dias alternados. Quanto mais lavagens mais rápido o efeito liso termina.
- não use xampu de limpeza profunda, anti-resíduo, nem para cabelos danificados ou anti-frizz pois tiram o efeito da escova.
- procure usar xampus com pH neutro, sem sal nem corantes, xampus infantis para cabelos sensíveis ou o xampu da mesma marca do produto utilizado na escova progressiva. Peça indicação para seu cabelereiro.
- no caso de fios coloridos é permitido o uso de xampus e cremes para realçar a cor dos cabelos.

- quando usar secador, aplique um bom protetor térmico antes.
- procure fazer uma hidratação com queratina ou cauterização no salão ao menos uma vez por mês. Em casa, faça uma vez por semana com um produto indicado pelo seu cabelereiro.
- programe-se para fazer o retoque da raiz quando o cabelo crescer ou depois de 3 meses. O retoque costuma ser mais barato que o processo inicial.
Definitiva
O procedimento possui este nome pois os cabelos não perdem o efeito liso com as lavagens, apenas quando os fios crescem. A técnica é também conhecida como escova permanente, alisamento japonês e reestruturação térmica. E promete durar mais tempo que a  progressiva. A escova definitiva usa produtos que mudam a estrutura interna do fio. Por isso, o bom resultado depende do cabelo estar saudável e do cabeleireiro dominar a técnica.
DurabilidadeEm torno de 6 meses.
Tempo do processo
De 3 a 4 horas.

Cuidados antes de realizar o procedimento - antes de decidir por este método, o cabelereiro precisa analisar se os fios resistem à química. Conforme a saúde dos seus cabelos, o profissional decide se já é possível aplicar os produtos, ou se é necessário fazer uma hidratação profunda antes.
- é muito importante realizar o teste numa mecha fina da parte de trás do cabelo para ver se você não é alérgica.
- as chapinhas que podem ser usadas no processo são as de porcelana, pois as de metal podem queimar os fios em contato com a amônia do produto.
- quem tem cabelos muito crespos deve pensar bem antes de tomar decisão, pois conforme o cabelo cresce, a raiz destoa bastante do resto dos fios. Neste caso, aconselha-se fazer primeiro um relaxamento para tirar o volume, e depois a definitiva ou progressiva para alisar.

Cuidados depois de realizar o procedimento - os mesmos da escova progressiva.

- programe o retoque para 4 ou 6 meses depois.


Marroquina
A diferença das citadas acima é que, por utilizar um neutralizador, a escova marroquina permite que você prenda os fios no mesmo dia do processo e lave-os no dia seguinte. A fórmula costuma incluir a combinação de 0,2% de formol (limite permitido pela Anvisa), queratina, proteínas da seda, argila e cacau.

DurabilidadeAté 3 meses
Tempo do processoEm torno de 3 horas.

Cuidados antes de realizar o procedimento
- antes de iniciar o procedimento é necessária avaliação dos fios pelo cabelereiro


Alisamento Fotônico
Conhecido também como photon hair e laser form, este tipo de alisamento promete usar menos química que os demais, e hidratar intensamente os fios. O laser para tratamento de cabelo é mais superficial do que o utilizado pela medicina. Eles são semelhantes aos de consultórios odontológicos, que auxiliam no clareamento dental. A luz é utilizada durante a aplicação de um produto de alisamento. Em seguida, retira-se a química e direciona-se novamente o aparelho durante a aplicação do neutralizador.
Os aparelhos devem ter controladores de tempo que avisam quando o produto deve ser retirado do cabelo, garantindo a segurança. O laser pode ser usado também para fazer hidratação, reflexos, luzes, coloração e ainda auxiliar no combate a queda.
Durabilidade
De 4 a 8 meses.
Tempo do processoEntre 2 e 3 horas

Cuidados depois de realizar o procedimento
-
não é necessário ficar sem lavar ou prender os cabelos nos três dias seguintes.

- o alisamento não sai com a lavagem dos cabelos. Programe um retoque para quando a raiz crescer.
- para quem tem lúpus ou outras doenças de pele é necessário consultar um dermatologista antes.

Escova de Chocolate
O efeito depende muito do tipo de cabelo. Nos muito crespos ou afros, a escova ajuda a domar os fios e definir os cachos. Os ondulados se tornam super lisos. E os já lisos ganham hidratação, revitalização e menos volume. Em geral, o efeito fica mais natural que os outros alisamentos.
Durabilidade
Em torno de 3 meses.
Tempo do processoAproximadamente 2 horas.

Cuidados depois de realizar o procedimento
- depois do procedimento não se deve lavar ou prender os cabelos durante 2 ou 3 dias, para não retirar o produto dos fios e nem marcar.
- para um efeito mais prolongado (por volta de 4 meses) é indicado fazer hidratação profunda ou cauterização mensal.
Escova de MorangoA fruta possui alto teor de Vitamina C. O tratamento é ideal para quem tem cabelo levemente ondulado, armado ou rebelde. O produto ajuda a manter o volume sob controle, tira os arrepiados, fortalece os fios, dá brilho e maleabilidade. O resultado é um pouco mais suave que a escova de chocolate.
Durabilidade
Em torno de 3 meses.
Tempo do processoPor volta de 2 horas.

Cuidados depois de realizar o procedimento

- é preciso ficar de dois a três dias sem lavar ou prender os cabelos depois do tratamento.
Escova Inteligente
Também é conhecida como escova alemã, a escova inteligente segue a mesma lógica da progressiva, porém, a escova inteligente permite que os cabelos sejam lavados no mesmo dia do tratamento. Altamente hidratante, fornece resistência aos fios e revitaliza cabelos danificados. Reduz o volume do cabelo e alisa deixando um aspecto natural, sem ser um liso muito chapado. Cabelos crespos ganham cachos domados. O produto concentra queratina e menos de 0,2% de formol.
Durabilidade
De 2 a 3 meses.
Tempo do processoAproximadamente 2 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores