quarta-feira, 3 de junho de 2015

Aqueça o seu inverno com caldos light

A chegada dos dias mais frios do inverno é o convite ideal para tomar um caldo bem quentinho, seja sozinho em casa ou na companhia dos amigos. O problema é que os que fazem mais sucesso na estação são justamente os mais calóricos: caldo verde, caldo de feijão com bacon, sopa de ervilhas e esses são só alguns exemplos. Mas o que fazer então? Fugir de um bom caldinho em pleno inverno? De jeito nenhum! A solução pode ser escolher opções mais magrinhas.


 Nutricionistas garantem que, para aquecer o inverno, é possível fazer caldos ricos em nutrientes e sem muitas calorias. Para isso, a dica é evitar utilizar ingredientes com muita gordura e calóricos como bacon, linguiça e carnes gordurosas.

O ideal é dar preferência ao frango e às carnes magras, evitar incluir nas receitas batata e aipim, que são mais calóricos e, no lugar deles, escolher verduras em geral, abóbora, abobrinha, cenoura, chuchu ou palmito.

À noite

Como as receitas são levinhas, elas são uma ótima pedida para comer à noite, horário em que é necessário consumir alimentos de fácil digestão. Isso pode até ajudar você a perder aqueles quilinhos extras tão indesejados.
Os caldos são mais sugeridos no período noturno, por serem mais leves. Mas é importante que o almoço seja mantido, com arroz, feijão, legumes, verduras e a porção de proteína.
Então, em vez de consumir uma sopa de ervilhas, que pode ter mais de 500 calorias na porção, opte por um caldinho mais magro, como o de abóbora com ricota, que também é saboroso, mas tem apenas 188 calorias por porção. Ele vai ser mais fácil de digerir, é magrinho e, além de ser saboroso, pode ajudar você a dar tchau àqueles quilinhos indesejáveis.

Magrinho, caldo é bom no jantar

Ao contrário do que muitas dietas pregam por aí, deve-se, sim, alimentar-se bem à noite. É preciso, porém, ter cuidado para não ingerir alimentos de difícil digestão que, além de engordar, podem prejudicar a qualidade do sono. Os caldos light são uma ótima opção para consumir nesse horário.

500 calorias: Podem estar escondidas numa porção de sopa de ervilhas com carne gorda e bacon.

188 calorias: É a quantidade de calorias presentes em uma caldo de abóbora com ricota.

Para fazer em casa

Creme de abóbora com ricota: Ingredientes

- 8 pedaços pequenos de abóbora moranga (85g)

- 4 fatias de ricota

- 2 colheres de sopa de requeijão light

- 2 pratos de sobremesa de couve manteiga (60g)

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- 1 sachê de caldo de legumes 0%

- 5 copos de água

- 1 colher de chá de sal light

Preparo

Coloque a água, o caldo de legumes, os dentes de alho amassados, a cebola picada e a abóbora cortada em cubos. Deixe tudo cozinhar em fogo baixo, até a abóbora ficar macia. Se for preciso, acrescente mais água para garantir que o cozimento foi por completo. Depois, bata tudo no liquidificador junto com a água do cozimento, as fatias de ricota e o requeijão light. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo médio. Em seguida, acrescente a couve cortada em tiras fininhas e deixe cozinhar por alguns minutos, para amolecer um pouco as fibras da couve. Depois, sirva quente.

Calorias:
A receita rende 2 porções. 188 calorias por porção.
Caldo de tomate com quinua: Ingredientes

- 8 colheres de sopa de quinua em grãos

- 4 colheres de sopa de queijo cottage

- 1 talo de salsão

- 1 lata de molho de tomate (se possível, prepare-o em casa)

- 1/2 cebola

- 3 colheres de sopa de salsinha

- 1 sachê de caldo de legumes 0%

- 5 copos de água

- 1 colher de chá de sal light

Preparo
Coloque, em uma panela, a água, o caldo de legumes e os vegetais previamente lavados e picados. Deixe-os cozinhar em fogo baixo durante alguns minutos. Depois, retire o salsão e acrescente o molho de tomate e os grãos de quinua. Cozinhe tudo por mais cerca de 20 minutos e desligue o fogo. Ajuste a quantidade de sal e salpique a salsinha picada. Sirva em pratos fundos ou cumbucas individuais e acrescente uma colher de sopa cheia de queijo cottage para cada porção.

Calorias: A receita rende 4 porções. 182 calorias por porção

Caldo de espinafre: Ingredientes

- 1 tablete e meio de caldo de galinha

- 4 xícaras de chá de água

- 1 maço de espinafre, somente as folhas

- 1 colher de sopa de farinha de trigo

- 1 xícara de chá de leite desnatado

- noz-moscada ralada a gosto

Preparo

Dissolva o caldo de galinha na água e cozinhe o espinafre nesse caldo, até ficar macio. Retire a panela do fogo, escorra o espinafre e reserve o caldo. Pique o espinafre bem pequenininho e junte ao caldo, de novo. Retorne a mistura ao fogo, adicione a farinha já dissolvida no leite. Mexa sempre, até o caldo engrossar. Acrescente a noz-moscada e cozinhe em fogo branco por mais 5 minutos.

Calorias: A receita rende 4 porções. 54 calorias por porção.

Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores