Como Fazer um Demaquilante Natural
Todas vocês já sabem a importância de limpar a pele, não é? Dermatologistas e esteticistas não se cansam de dizer que não se deve dormir antes de limpar o rosto por completo. Isso porque a maquiagem, por muito tempo na pele, pode causar irritações, alergias e obstrução dos poros, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas, além de a pele ficar com aparência cansada e envelhecida.
Por isso, o demaquilante é um item importantíssimo, pois é ele que vai retirar os pigmentos e resíduos mais resistentes da maquiagem — resíduos estes que um simples gel de limpeza não consegue retirar completamente.
Lembrando que, para uma limpeza ideal, o certo é utilizar o demaquilante e, em seguida, utilizar sabonetes adequados para a pele do rosto, com ativos que facilitem a remoção da oleosidade excessiva. Além disso, uma pele limpa recebe melhor os nutrientes dos outros produtos que serão usados à noite.
Que tal experimentar um demaquilante natural?
Os demaquilantes comuns muitas vezes são repletos de químicos indesejados para remover a maquiagem, além de poderem causar irritações na sua pele.
A forma mais simples de demaquilante natural é simplesmente utilizar óleos naturais diretamente na pele. Os óleos naturais funcionam absorvendo toda a maquiagem, sujeira, excesso de outros produtos e oleosidade natural que saem juntamente com um sabonete. Você pode utilizar diversos óleos vegetais:
- Óleo de coco natural. Ameniza rugas, manchas, cravos e espinhas.
- Óleo de amêndoas natural. Hidrata a pele profundamente, acaba com rachaduras, ajuda a amenizar as rugas e sinais do envelhecimento.
- Óleo de abacate natural. É um anti-envelhecimento poderoso, pois é rico em vitamina E, hidrata profundamente a pele e ajuda diminuir os poros dilatados.
- Óleo de babosa natural. Hidrata a pele ao mesmo tempo que controla a oleosidade da mesma, acaba com acne e cravos, diminui poros dilatados, ajuda a reduzir rugas e linhas de expressão.
- Para usar, basta espalhar o óleo no rosto com os dedos e massagear em movimentos circulares, até remover toda a maquiagem. Em seguida, enxágue e lave o rosto normalmente. Ao utilizar esses óleos como demaquilantes, além de limpar profundamente sua pele, você também está fazendo um tratamento poderoso para a mesma, pois os óleos, sendo 100% naturais, estão livres de químicos que inibem suas propriedades. Falo principalmente aqui do óleo mineral, presente na maioria dos demaquilantes, e que impede a penetração ideal dos bioativos dos óleos — justamente os responsáveis pelos benefícios.
Receita de Demaquilante Natural
Para um demaquilante natural mais sofisticado, você pode juntar diversos outros ingredientes ao óleo. Segue uma receitinha:
Você vai precisar de:
- 1 garrafinha
- Camomila
- 150 ml de água (mineral ou filtrada)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva, ou óleo de coco, ou óleo de abacate
- 3 gotas de óleo essencial de lavanda
- 3 gotas de óleo essencial de melaleuca
Modo de preparo e uso:
Em uma panela, coloque a camomila e os 150 ml de água. Depois de começar a ferver, desligue e deixe por de 10 minutos. Espere esfriar e despeje a infusão de camomila na garrafa. Em seguida, adicione o azeite de oliva e os óleos essenciais. Feche e agite bem o conteúdo da garrafa até perceber que todos os ingredientes estão unidos. Está pronto! Passe na pele com um algodão e em seguida lave o rosto normalmente. O demaquilante pode ser guardado e usado por vários dias sem problemas.